Apejá Omi Onjé Dìdún

O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

Visitante nº

15,498

sábado, 22 de setembro de 2012

Série "Agotime, a saga de uma rainha" - Parte V - Agotime na Sapucaí


No ano de 2001, Maria Mineira Naê tem sua história contada na Marquês de Sapucaí pela escola de samba Beija Flor de Nilópolis, a agremiação de Nilópolis contou com perfeição e grande maestria a saga da rainha Agotime. Em sua comissão de frente trouxe a rainha Agotime com suas panteras negras, uma ala que muito emocionou e marcou na história da Sapucaí foi a ala das Pretas Velhas, diversas senhoras negra da comunidade Nilopolitana atravessaram a avenida curvadas com bengala e de cachimbo jogando suas “mandigas”. A escola apresentou em seu carnaval 07 alegorias, sendo elas:

1ª O palácio de Dãxome – O clã real;

2ª O mercado de Adjahito;

3ª A feitiçaria;

4ª O cortejo de Agotime;

5ª A Bahia – Encontro com os Nagôs;

6ª Maranhão, a terra da Magia;

7ª Casa das Minas.

A escola de Nilópolis passou simplesmente deslumbrante pela Sapucaí, mas mesmo com suas alegorias imponentes e suas alas bem vestidas não conseguiram conquistar o título, na quarta-feira de cinzas os jurados resolveram dá o título do carnaval 2001 para o G.R.E.S Imperatriz Leopoldinense , deixando a Beija Flor com o vice-campeonato, dizem alguns componentes da escola que foi um vice com gosto de campeão.

Em 2007, a rainha Maria Mineira Naê volta a pisar na Sapucaí mais uma vez com a beija Flor de Nilópolis, quando a escola falou sobre a África, de onde vários reis e rainhas vieram para o Brasil, Maria Mineira Naê foi homenageada na quarta alegoria da escola.
________________________________________________________________________

Findando aqui mais uma série de minha autoria, desta vez tive o imenso prazer de escrever sobre a trajetória da grande rainha Maria Mineira Naê. Espero que tenham gostado da série e conto com a audiência de todos na próxima série que será postada no início de novembro.

Acompanhem as informações pelo facebook:
http://www.facebook.com/huntodouglas.ode

Mo kì o gbogbo !

Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário