Apejá Omi Onjé Dìdún

O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

Visitante nº

sábado, 22 de setembro de 2012

Série "Agotime, a saga de uma rainha" - Parte V - Agotime na Sapucaí


No ano de 2001, Maria Mineira Naê tem sua história contada na Marquês de Sapucaí pela escola de samba Beija Flor de Nilópolis, a agremiação de Nilópolis contou com perfeição e grande maestria a saga da rainha Agotime. Em sua comissão de frente trouxe a rainha Agotime com suas panteras negras, uma ala que muito emocionou e marcou na história da Sapucaí foi a ala das Pretas Velhas, diversas senhoras negra da comunidade Nilopolitana atravessaram a avenida curvadas com bengala e de cachimbo jogando suas “mandigas”. A escola apresentou em seu carnaval 07 alegorias, sendo elas:

1ª O palácio de Dãxome – O clã real;

2ª O mercado de Adjahito;

3ª A feitiçaria;

4ª O cortejo de Agotime;

5ª A Bahia – Encontro com os Nagôs;

6ª Maranhão, a terra da Magia;

7ª Casa das Minas.

A escola de Nilópolis passou simplesmente deslumbrante pela Sapucaí, mas mesmo com suas alegorias imponentes e suas alas bem vestidas não conseguiram conquistar o título, na quarta-feira de cinzas os jurados resolveram dá o título do carnaval 2001 para o G.R.E.S Imperatriz Leopoldinense , deixando a Beija Flor com o vice-campeonato, dizem alguns componentes da escola que foi um vice com gosto de campeão.

Em 2007, a rainha Maria Mineira Naê volta a pisar na Sapucaí mais uma vez com a beija Flor de Nilópolis, quando a escola falou sobre a África, de onde vários reis e rainhas vieram para o Brasil, Maria Mineira Naê foi homenageada na quarta alegoria da escola.
________________________________________________________________________

Findando aqui mais uma série de minha autoria, desta vez tive o imenso prazer de escrever sobre a trajetória da grande rainha Maria Mineira Naê. Espero que tenham gostado da série e conto com a audiência de todos na próxima série que será postada no início de novembro.

Acompanhem as informações pelo facebook:
http://www.facebook.com/huntodouglas.ode

Mo kì o gbogbo !

Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário