Apejá Omi Onjé Dìdún

O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

Visitante nº

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Série: A Saga de Agotime


Toda a saga começou em uma conturbada era da África, uma época de guerras pelo poder e pela conquista de Terras. Muitos reis e rainhas passaram, a pequena cidade de Dahomé transforma-se em um grande e próspero país. Rainhas são levadas para o porto de Uidá e vendidas como escravas, no balanço das ondas do mar vêm o navio negreiro com seus imundos porões cheio de rainhas traídas e humilhadas, mas mesmo acorrentadas como escravas conseguem liderar um bom grupo, o navio para no porto e lá estavam as rainhas no seu primeiro destino, a Ilha de Itaparica, lá se encontra com seus irmãos de raça, mas não de religião e através deles descobre que os seus irmãos negros-mina estão em São Luis do Maranhão. Os tambores tocados pelos Ogans com a inspiração de velhos espíritos ecoam por toda cidade dando alegria aos povos, na Terra iluminada e poética de São Luis o Vodun orienta sua filha e éfundada naquele chão de encantaria a “Casa das Minas de São Luis do Maranhão”, e é após a fundação que aquela simples escrava que veio nos porões do navio negreiro revela-se uma grande rainha, a rainha Agotime, que passou a Chamar-se Maria Mineira Naê. 


- A série terá início no dia 17 de setembro de 2012, conto com a audiência de todos.

Por: Huntó Douglas D' Odé

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Segundo registros orais perpetuados pelas Vodunsi a fundadora da Casa das Minas se chamava Maria Jesuína, e não Maria Mineira Naé. Particularidades únicas deste templo secular tradicional em todas as Américas levaram Pierre Verger a supor que Maria Jesuína e Nã Agotimé teriam sido a mesma pessoa. Essa questão foi apresentada e sustenta em um colóquio histórico internacional, sendo atualmente a reconstituição histórica mais aceita.
    Maria Jesuína ou Nã Agotimé era iniciada ao Vodun Zomadonu, o principal e mais poderoso entre todos os Tohossu da Família Real de Abomey. Toy Zomadonu é o patrono e protetor deste templo religioso, cujo nome original é Querebetã de Zomadonu.
    E devemos ter extrema cautela ao afirmarmos que na Casa das Minas não existe culto aos Orixás Nagô.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir